Claudio Willer fala sobre Paranóia de Piva

Esta é para quem estiver em São Paulo no próximo dia 27, terça-feira às 20h. O poeta, tradutor e ensaísta Claudio Willer comenta sobre a obra de Roberto Piva, a propósito do relançamento do livro Paranóia no Sesc Vila Mariana. Desde o começo do ano, o Piva tem passado por sérios problemas de saúde, internado há mais de 40 dias no Hospital das Clínicas de São Paulo. Os amigos têm se reunido para angariar recursos para ajudá-lo a sair desse momento difícil e o bate-papo é mais uma iniciativa com esse propósito.

No encontro, Claudio Willer falará sobre o tema “Roberto Piva e a Poesia”. De acordo com o autor, matérias sobre o relançamento de Paranóia acentuam a idéia de uma criação poética delirante, resultante de alucinações. Willer, reconhecendo a importância de Paranóia, texto inovador, um marco inicial, observará que é necessário ler todo Piva: o conjunto de sua contribuição literária, composta por oito livros de poesia e alguns manifestos, reunidos nos três volumes da Obra Reunida. Argumentará que a poesia de Piva é sobre a própria poesia; sendo um rebelde, evidentemente, é um poeta culto, um leitor que, por vezes de modo sutil, comenta suas leituras e sua paixão pela vida e pela poesia (que, em sua poética, se confundem)

O encontro contará com a presença dos seguintes escritores para depoimentos: Antonio Fernando de Franceschi (poeta, responsável pela reedição de Paranóia em 2000); Celso de Alencar (poeta e amigo de Piva); Roberto Bicelli (poeta e amigo de Piva); Toninho Mendes (artista gráfico e poeta, publicou Piva na revista Chiclete com Banana); Ugo Giorgetti (cineasta, autor do média-metragem Uma outra cidade de 2000, com Piva e outros poetas da mesma geração); Valesca Dios (cineasta, diretora de Assombração Urbana, média-metragem com Roberto Piva, de 2005).

www.sempreumpapo.com.br

Sempre um Papo em homenagem a Roberto Piva
Dia 27 de abril, terça-feira, às 20h
Local: SESC Vila Mariana (Rua Pelotas 141 – Vila Mariana)
Tel.: (11) 5080-3000 / www.sescsp.org.br
Auditório (131 lugares) Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *