Da cusparada – Coleção Leve um Livro

leo_goncalves

Poesia circulando nas ruas, para o maior número possível de pessoas. Essa foi a ideia que nos motivou a criar a coleção Leve um Livro. Seja em blogs, zines, revistas, saraus ou edições independentes, a poesia brasileira contemporânea mostra vigor e criatividade, com uma grande variedade de estilos e dicções. Nosso objetivo é justamente dar uma amostra dessa produção, colocando para circular o trabalho de poetas de todas as partes do país.

O funcionamento da coleção é bastante simples: convidamos 24 poetas de todo o Brasil para publicar microantologias, duas a cada mês, ao longo de um ano. Os livros são feitos especialmente para a coleção, com projeto gráfico exclusivo, e são distribuídos gratuitamente, em 20 pontos de Belo Horizonte. Quem quiser, é só levar para casa, ler e colecionar. Cada livro tem tiragem de 2500 exemplares, distribuídos gratuitamente em displays afixados em centros culturais, cinemas, cafés, bares, livrarias, sebos, teatros e bibliotecas.

Participo na Coleção Leve um Livro com meu “Da cusparada”, seleção de poemas de Use o assento para flutuar e de das infimidades.

Para quem não sabe, a Coleção Leve um Livro tem a proposta de publicar, a cada mês, dois livrinhos de dez páginas. Dois autores brasileiros contemporâneos por mês. A distribuição é gratuita e você pode consultar no site alguns dos locais onde você pode encontrar. Todos em BH. Este mês fomos eu e a Maria Rezende. E já teve: Ana Martins Marques, Nicolas Behr, Chacal, Fabiano Calixto, Marcelo Dolabela, Fabrício Marques, Thais Guimarães e Luiz Roberto Guedes.

Na coleção, os poemas não precisam ser inéditos. Mas no meu, incluí também uma miniparódia impublicada de um poema que saiu originalmente no “das infimidades”, livro que publiquei em 2004 e que também aparece na Cusparada. A paródia você encontra aí, logo abaixo.

Para quem quiser fazer o download deste e dos outros todos da coleção, saber mais informações, conhecer os poetas que ainda participarão ou entrar em contato com os organizadores, basta clicar em: http://leveumlivro.com.br/

*

foi no poema vem pra vida
que eu chamei você paixão

vê se acorda desse transe
e vem transar comigo

sai daí
dessa televisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.