Poetas afrolusófonos no CCSP

Na foto: o poeta angolano Abreu Paxe (Fotógrafo não identificado)
Na foto: o poeta angolano Abreu Paxe (Fotógrafo não identificado)

 

Para quem estiver em São Paulo, hoje, dia 08/08, quinta-feira – das 20h15 às 22h30, me apresento no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraiso) no Menu de Poesia, evento mensal organizado por Maria Alice Vasconcelos.

O recital de hoje será dedicado a poetas afrolusófonos (dos dois lados do Atlântico). Haverá uma breve palestra do Edson Cruz, e leitura de poemas por Abreu Paxe, Célia Ábila, Charles Gentil, Diogo Cardoso, Fabiano Fernandes Garcez, Ivan Carlos Regina, José Geraldo Neres, Leo Gonçalves, Luiz Ariston Dantas, Maria Fátima Araújo Vieira, Rita Alves.

Conforme combinado, o que será para mim uma honra, falarei poemas do meu amigo Anelito de Oliveira, poeta mineiro que atualmente vive em Montes Claros. O acaso da escolha (não minha), me trouxe à lembrança o fato de ter sido ele, quando editor do Suplemento Literário de Minas Gerais, o primeiro a publicar uma tradução minha no papel impresso. No caso, um poema de Julio Cortázar, “A fogueira onde arde uma”. Foi em 2001.

Para homenageá-lo, falarei também alguns poemas meus.

Durante o evento, haverá a participação especial da Faculdade Zumbi dos Palmares com a presença de uma turma de alunos e breve palestra sobre literatura africana pelo Reitor José Vicente e pela Profa Ma. Ellen de Lima Souza.

Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos.

Um comentário sobre “Poetas afrolusófonos no CCSP

  1. gostei muito da matéria,estou saindo de casa para apresentar o
    Recital no CCSP. Beijo e até logo mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *